terça-feira, 23 de novembro de 2010

Matéria pelo Cosplay-PE



Falar sobre Kamen Rider Black RX, é inevitável não bater aquela saudade dos tempos da TV Manchete, onde para muitos, a única preocupação que tínhamos era de terminar a tarefa da escola, para aproveitar o resto do dia para assistir os nossos heróis protegendo e salvando mais uma vez o nosso dia.

Hoje crescemos, e para mim é triste ver a programação que as emissoras dos canais abertos oferecem para as crianças de hoje em dia. Cadê aquela magia de acharmos que somos heróis, termos uma armadura bacana ou até uma moto super maneira, para nos ajudar na batalha contra os vilões que querem destruir o nosso Planeta?

Infelizmente essa magia foi deixada no passado, e hoje o máximo que você vai conseguir ver; é algo como um relógio, onde você vira um monstro e acaba com outros monstros. O_o

O filho do Sol


A partir de 1995, a TV Manchete trouxe para os fãs a série Kamen Rider Black RX, a continuação das aventuras de Issamu Minami, o já conhecido Black Kamen Rider, a primeira série do Herói.

Enredo

Após derrotar os Gorgom e vencer a luta contra Shadow Moon no último episódio de Black Kamen Rider (que não foi exibido pela Manchete), Issamu tenta retomar sua vida, ele se torna piloto de helicóptero da Companhia Sahara e o proprietário Sr. Sahara o "adota" como seu pupilo, fazendo-o piloto da firma e acolhendo-o como hóspede em sua casa, o problema é que o Cruzador Kaima (uma grande nave em forma de centopéia voadora) e o Império Krisis estão espreitando a Terra, eles sempre viveram no "Mundo Kaima" - uma dimensão paralela à nossa - e agora decidiram enviar seu povo para invadir e dominar nosso planeta, a começar pelo Japão. Para essa missão, o imperador designa o General Jark e seus subcomandantes Bosgan, Gatezon, Gadorian e a bruxa Mariebaron, o grupo se reúne e a primeira decisão é eliminar o Black Kamen Rider, para isso enviam uma tropa de monstros caveira que vão ao encontro de Issamu, este ao tentar se transformar em Black é imobilizado e capturado (deixando frustrados centenas de milhares de fãs que queriam vê-lo de novo como Kamen Rider em pelo menos uma cena); no forte Krisis lhe é feita a proposta para unir-se ao império em seu projeto de conquista do Japão, e com a negativa Issamu é lançado ao espaço gravitacional e deixado à beira da morte. Pra resumir, ele se salva graças a um feixe de luz solar que atravessa seu corpo, alterando seu King Stone (que ficou duplo) e fazendo-o renascer como Kamen Rider Black RX, o filho do Sol, agora com poderes multiplicados e um novo exoesqueleto orgânico, ele lança seu contra-ataque contra Krisis e consegue exterminar os primeiros soldados Caveira.

Quem foi para o Festival Kanzen podê ver de perto o cosplay de Kamen Rider Black RX, então confira uma entrevista com Gutemberg sobre esse incrível cosplay que foi um dos mais comentado e adorado pelo público do festival.

[Cosplay – PE] Quando foi que você decidiu fazer cosplay do Kamen Rider Black RX e por qual motivo?

[Gutemberg] Decidi fazer o cosplay do RX logo depois do sucesso que fiz com o Piccolo, era um sonho usar a roupa clássica desse que é considerado o melhor Kamen Rider de todos os tempos, meu motivo foi e sempre será o de agradar ao público dos eventos com um cosplay o mais fiel possível, não conseguiria fazer um cosplay apenas por fazer, ou seja, só por brincadeira, levo muito a sério.

[Cosplay – PE] Demorou quanto tempo para a conclusão do cosplay e qual foi a parte mais difícil na hora de compor esse cosplay?

[Gutemberg] Eu não fiz nenhum dos meus dois cosplays, o RX foi o Abraão, ele é do CE, o cosplay demorou uns 6 meses pra ficar pronto, na verdade queria ter estreado no SHC, mas atrasou bastante e só pude usá-lo no Kanzen, e respondendo a outra pergunta, como não fui eu quem fiz o cosplay, o que posso dizer é que a parte mais difícil foi a de esperar ele ficar pronto, foi torturante!

[Cosplay – PE] Eu considero o seu cosplay num estilo digamos assim clássico, você acha que nos eventos de hoje em dia, deveria ter mais esse tipo de cosplay?

[Gutemberg] Eu gostaria muito que mais e mais cosplays de personagens clássicos aparecessem nos eventos, pois a minha geração viu desenhos, animes e séries tokusatsus incríveis, muita gente adoraria ver um Jiraya, um Jaspion de perto em um evento e aos poucos isso irá acontecer, nada contra, mas tem muitos cosplays repetitivos de animes da moda que saturam um pouco, meu desejo é que os cosplays clássicos apareçam mais e mais, daria uma nova cara aos eventos.

[Cosplay – PE] E com relação ao público, você acha que um cosplay desse estilo é bem recebido?

[Gutemberg] O que posso dizer sem medo de errar nem de exagerar é que fui muito bem recebido, o carinho das pessoas é uma coisa que não tem preço, pelo fato de ser um herói dos anos 80, bastante gente o conhecia e os que não conheciam me paravam pra tentar advinhar, foi uma satisfação muito grande pra mim receber todo aquele reconhecimento.


[Cosplay – PE] Você recebeu algum tipo de crítica com relação ao seu cosplay?

[Gutemberg] Todo cosplay é passível de críticas, principalmente se você não levou a sério o que se propôs a fazer, mas o que rola muito nos eventos são basicamente o fato de pessoas julgarem e zombarem da sua coragem de fazer o cosplay, coisa que elas não tem, com esse cosplay eu não tive problema algum com críticas, apenas um rapaz que me chamou de Kamen Rider Kuuga, ou vim te chamar de Power Ranger pra te irritar, mas as críticas sempre me movem a querer um cosplay ainda mais clássico e que seja adorado por muitos.

[Cosplay – PE] Analisando seu cosplay, você acha que já está bom, ou pensa em ajeitar ou mudar algo nele?

[Gutemberg]Sempre tem alguma coisa que poderia ter ficado melhor, eu preciso colocar mais forro no capacete, as antenas quebram com facilidade, são pequenos detalhes que pretendo resolver, para me sentir mais confortável e tentar ser mais fiél ao original, isso é o que me motiva a fazer cosplay, Fidelidade.

[Cosplay – PE] Que nota você daria para seu cosplay e por qual motivo?

[Gutemberg] O dono do Cosplay sempre vê as falhas que no evento quase ninguém percebe a não ser que seja muito visível, mas mesmo com todas as falhas, o resultado a meu ver foi muito bom, pelo cosplay apenas dou nota 9,0. Mas se fosse contar pelo reconhecimento do público daria 10,0. Mas como a pergunta não foi essa, dou nota 9,0 pelo fato de ter ficado parecido com o original, pelo fato de quem conhece, ao vê-lo dizer: é o Kamen Rider Black RX, foi feito com muita dedicação e uma nota abaixo disso iria desprestigiar quem o fez com tanto carinho.


Para quem quiser saber mais sobre o cosplay do Kamen Rider Black RX, aqui está o link do perfil de Gutemberg no Orkut:

Obrigada pela entrevista Gutemberg, e obrigada também a todos que acompanham o Cosplay -PE, até a próxima! o/

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Cosplay - Mestre Kame

Entrevista com Diego,
sobre seu cosplay de Mestre Kame.


[Cosplay-PE] Qual motivo levou você a fazer cosplay do Mestre Kame?

[Diego] No início desse ano logo após o Anima Recife, meus amigos e eu resolvemos fazer cosplays, tivemos a idéia de fazermos as tartarugas ninjas, estava certo de fazer com um amigo que é artista plástico, eu fui o primeiro a comprar o material para o cosplay, só que o SuperHeroCON se aproximou mais rápido do que o esperado, então a grana estava curta para continuar o projeto das tartarugas, já estava até conformado em ir sem cosplay, só que faltando uns 8 dias para o evento consegui um dinheiro, mas ainda assim não daria tempo de fazer a tartaruga por ser um cosplay muito detalhado, então comecei a pensar o que eu poderia fazer com o casco, que já estava pronto a um tempo, lembrei do velho Kame, que sou muito fã dele, pelo jeito jovem de levar a vida! rsrsrs ^^


[Cosplay-PE] Você achou que o público curtiu seu cosplay?

[Diego] Foi tudo muito tenso, tinha gastado pouquíssimo no cosplay, então fiquei pensando: "Não vai ser tão legal um cosplay assim", era praticamente tudo improvisado, só que quando sai do banheiro do SuperHeroCON, após vestir a roupa eu não conseguia dar mais do que um passo em mais ou menos uns 50 minutos, o pessoal fechou uma roda ao meu redor, foi uma sensação de extasie que acho que nunca mais vou ter, rsrsrs.
Todo mundo falava: olha o Mestre Kame, e tiravam fotos, eu fiquei tanto tempo em uma mesma posição que comecei a tremer, a fome também já estava apertando, por que era próximo das 2 da tarde, só que eu não tinha condição alguma de sair para comer, pois ficaria chato parar tudo e deixar o pessoal lá, acho que soaria antipático da minha parte.
Eu quase perco o desfile de cosplay por que estava com o pessoal tirando fotos, e mal conseguia andar direito, então eu acredito que a reação do público não poderia ser melhor, foi muito bom o reconhecimento que deram ao meu cosplay.


[Cosplay - PE] Alguém chegou a criticar o seu cosplay?

[Diego] Sim, uma amiga minha, ela é muito perfeccionista, ficou dizendo que a camisa não tinha muito haver, ficou dizendo que eu poderia ter caprichado mais.

[Cosplay - PE] Você se apresentou no Festival Kanzen, pensa novamente se apresentar de Mestre Kame?

[Diego] Penso sim, mas com algumas mudanças!


[Cosplay - PE] E quem pensou na apresentação que aconteceu no Festival Kanzen?

[Diego] Fui eu, estava numa linda tarde de trabalho como todos os dias, daí o celular de um amigo tocou com a música do alto da compadecida, daí... CABUM!!! Veio a inspiração e foi surgindo mais e mais até chegar naquela apresentação.

[Cosplay - PE] Que nota você daria para seu cosplay de Mestre Kame e por qual motivo?

[Diego] Realmente sem puxar saco pra mim mesmo, mas daria nota 10, pela aceitação do povo, que foi realmente algo muito bom.

Obrigada pela entrevista Diego, ou melhor Mestre Kame \o/, muito bom seu cosplay!

- Diego no SuperHeroCON de 2010 -

E para quem quiser conhecer melhor o cosplay do Mestre Kame, feito por Diego, aqui está o link do perfil cosplay:

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Festival Kanzen – Cosplays



No dia 17 de Outubro aconteceu a 3ª edição do Festival Kanzen, foi a primeira vez que fui para esse festival, e particularmente achei o ambiente do evento com uma atmosfera dos encontros otakus. O evento apresentou o que tinha proposto na divulgação do Festival Kanzen, esteve presente: os jogos, as lojas, a culinária japonesa, as bandas e muitas outras atrações. Mas confesso que a parte que mais chamou minha atenção foram os cosplays e suas apresentações.

Os cosplays foram do estilo clássico; Kamen Rider, Power Ranger e Darth Vader, seguido do estilo cômico; Capitão Brasil, até a linha de cosplays de personagens de animes atuais: Naruto, Hirano de High School of the Dead, entre outros.

E o que falar das apresentações? Simplesmente ótimas e muito criativas, com direito a transformação, carta mágica e um Shenlong.


Aproveitei o evento para perguntar as pessoas quais foram os cosplays que elas mais gostaram de ver no Festival Kanzen, na categoria masculino e feminino. A pesquisa foi realizada com 120 pessoas de várias idades, e sinto muito não ter perguntado para mais pessoas, mas estava cansada e um pouco sem jeito por ser minha primeira pesquisa, mas na próxima tentarei dobrar esse número.

Agradeço a todos que colaboraram e foram super legais na hora de responder, e agradeço as pessoas que votaram no meu cosplay, mesmo eu dizendo que estava fazendo a pesquisa, mas não precisavam votar em mim.

Cosplay Masculino

Nessa categoria a opinião do público foi bastante eclética, tendo nomes como: Brockde Pokémon, L de Death Note, Hirano de High School of the Dead, entre outros até chegar aos mais cômicos como Serginho do BBB.

No entanto os cosplays mais falados foram sem sombra de dúvidas o já conhecidocosplay de Kakashi feito por Edson e o cosplay do nosso querido herói dos tempos de criança o clássico Kamen Rider feito por Gutemberg. Garantindo aos dois o primeiro e o segundo lugar da pesquisa.


Confira os 5 cosplays mais votados na categoria cosplay masculino no Festival Kanzen:

- 1º Lugar - Cosplay de Kakashi -

- 2º Lugar - Cosplay de Kamen Rider -

- 3º Lugar - Cosplay de Yue -

- 4º Lugar - Cosplay de Sasuke -

- 5º Lugar - Cosplay de Prussia -


Cosplay Feminino

Nessa categoria também não foi diferente, o público estava com opiniões divididas com vários estilos, tendo nomes clássicos como: Sailor Mercúrio e Vampira, até os nomes mais atuais, como: Temari, Lucy, entre outros.

Mas a disputa do primeiro e segundo lugar ficou com Rukia de Bleach feito por Amanda, acompanhado do cosplay de Hinata feito por Hanna.


Confira os 5 cosplays mais votados na categoria cosplay feminino no Festival Kanzen:

- 1º Lugar - Cosplay de Rukia -

- 2º Lugar - Cosplay de Hinata -

- 3º Lugar - Cosplay de Yami -

- 4º Lugar - Cosplay de Lucy -

- 5º Lugar - Cosplay de Karin -


Matéria no Blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário